Calendário Turístico e Cultural

calend2017

Paraty conta, ao longo do ano, com um vasto calendário de eventos tradicionais, religiosos, literários, musicais, artísticos, esportivos e de gastronomia. Antes de viajar a Paraty consulte o calendário e curta mais estes atrativos na cidade.

Passeio de Escuna

img-dicas

Imperdível! Roteiro alternado com saída todos os dias do cais com duração aproximadamente de 5 horas, com paradas em 2 ilhas e 2 praias.

Cachoeiras e Alambiques

NIK_7416 (Small)

Roteiro muito bacana que várias agências da cidade realizam nas mais belas cachoeiras de Paraty.  Muitas são as cachoeiras de Paraty: Pedra Branca, Graúna, Toca da Ingrácia, Tobogã, Taquari, Iriri, etc. Pelo caminho, você pode conhecer os últimos engenhos de pinga que restaram dos 200 existentes no século XVII.

Igrejas de Paraty

NIL_2442 (Medium)

Paraty possui cerca de 8 igrejas. As principais são a da Matriz e a de Santa Rita, sendo esta o eterno cartão postal de Paraty. Foi construída em louvor ao Menino Jesus, a Santa Rita e a Santa Quitéria. No prédio funciona no momento o Museu de Arte Sacra de Paraty.

Praias, ilhas e rios

DSD_3144

Paraty tem 65 ilhas e mais de 300 praias. Em virtude de sua posição na base da serra, há também um grande número de rios. Na maioria das praias e ilhas, há uma nascente.
Algumas praias:

  • Pontal
  • Jabaquara – Muito freqüentada, famosa por sua divulgada lama medicinal, mar calmo e passeio de caiaque  às ilhas próximas;
  • Prainha – 10 km sentido Rio de Janeiro, com areia macia, águas calmas e claras, orla em forma de concha, acesso por trilha (+/-10 minutos) que sai da Praia Grande (praia de pescadores);
  • Corumbé – Águas mornas e claras, uma vila de pescadores onde viveu a pintora Djanira;
  • São Gonçalo – 30 km sentido Rio, é uma praia de areias claras, mar calmo e exuberante vegetação nativa na orla. Uma bela opção. Para chegar na praia você atravessa um pequeno rio de bote ou mesmo a pé que é raso. Da praia, fazendo a travessia de barco em 10 minutos com poucos reais por pessoa, ida e volta, você chega na Ilha do Pelado. Água transparente com opção de bares a beira-mar, com ótimo atendimento.
  • São Gonçalinho – a 34 km de Paraty;
  • Tarituba – 37 km sentido Rio, local onde foi gravada a novela “Mulheres de Areia”, tem boa infra estrutura de serviços para atender aos turistas; em frente à ilha do Breu, que em algumas ocasiões você poderá visitar. Um barco o levará lá.
  • Trindade – 27 km sentido Ubatuba, marco divisório entre Ubatuba e Paraty. Entrada na Vila do Patrimônio. Na verdade, se compõe de várias praias e você poderá ir de perua que o levará  até o Cachadaço, piscina natural, de cerca de 50m de diâmetro, deserta e cercada de vegetação nativa. Maiores informações sobre  este passeio, pergunte na recepção.
  • Paraty Mirim, um dos pontos mais procurados, 10 km no sentido Ubatuba, enseada de águas mansas onde existem vários ancoradouros. Na vila onde só moram caiçaras, estão antigos canhões e as ruínas da Igreja de N. Sra da Conceição. Para ir até esta praia, basta pegar uma pequena balsa na praia de pescadores.

Gastronomia

Digitalizar0007

A gastronomia tem grande influência da cozinha portuguesa e reúne os mais diferentes  pratos de frutos do mar com temperos caseiros. A banana e a farinha de mandioca se unem ao peixe para se transformar em pratos nutritivos e saborosos. Mesmo que  sua preferência não venha do mar, você encontrará aqui pratos deliciosos para todos os gostos e bolsos. Come-se muito bem em Parati, mas saiba que, a menos que opte por restaurante a kilo, você terá que esperar, porque a comida será feita especialmente para você. Portanto, tenha paciência e espere  mesmo.

Artesanato

NIK_5923 (Medium)

O artesanato é rico e variado. Nas comunidades costeiras são feitos remos, canoas, gamelas, balaios, samburás, abanos de palha. Nas comunidades rurais confeccionam-se cestos, pilões, tipiti e miniaturas de barcos feitas de caixeta. Na cidade encontram-se camisetas, tapetes, toalhas, colchas de retalho, bonecas de pano, flores, cerâmica, máscaras de papel machê e muito mais.

Museus

NIM_6464 (Medium)

Museu de Arte Sacra instalado na Igreja de Santa Rita, cujo acervo inclui prataria e ourivesaria, imagens, mobiliário e objetos encontrados em outras  igrejas de Paraty. No Museu do Forte Defensor Perpétuo (1703), reformado em 1822 foi instalado o Centro de Artes Populares. A Pinacoteca Antonio  Marino Gouveia, instalada na nave lateral da Igreja  Matriz de N. Sra dos Remédios, possui acervo que inclui obras de Djanira, Anita Malfati, Di Cavalcanti, Nana Viego, Armando Viana e outros. No local da Igreja Matriz N. Sra dos Remédios, existiu uma capela construída em 1646. A atual igreja data de 1873 e permanece inacabada. Igreja de Santa Rita dos Homens Pardos, a mais antiga de Paraty, construída pelos escravos, provavelmente em 1722, funciona como espaço cultural e museu de arte sacra.

Centro Histórico

NIK_6913 (Medium)

O Centro Histórico, repleto de igrejas e casas tombadas pelo patrimônio histórico e cultural, bares, cafés e restaurantes, sorveterias, lojas de roupas e artesanato, precisa ser visitado com calma.

Teatro de Bonecos

bonecos

Espetáculo imperdível é o Teatro de Bonecos no Teatro Espaço. Espetáculo conhecido internacionalmente.

Roteiro Etnoecológico

quilombo

Roteiro Etnoecológico, Quilombo Campinho da Independência com comidas e bebidas típicas do povo num ambiente alegre e aconchegante (passeio agendado).

Vida noturna

NIK_6984 (Medium)

A vida noturna de Paraty também não deixa nada a desejar. São várias opções. É preciso sair e curtir um pouco a cada noite!

 

Bibliografia: Paraty – Roteiro do Visitante – Diuner Mello



Pousada Villa Harmonia

Rua das Acácias, 155 - Caborê - Paraty, RJ - Brasil

Telefone: 24 3371 2334 / 3371.1330 Fax: 3371 1452

E-mail: reservas@pousadavillaharmonia.com.br

Cadastur Nº 19014928200001-3

Aceitamos cartões de crédito Visa, MasterCard e American Express

Siga-nos

Copyright 2016 Pousada Villa Harmonia - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio